segunda-feira, 6 de setembro de 2010

SINOPSE DE "O REGRESSO"

Dona Edite manda chamar os quatro filhos Luís Carlos, Lorena, Luciano e Luana porque quer vê-los reunidos outra vez. O motivo que a leva reuni-los é a doença recém-descoberta. Aos poucos os filhos vão chegando de seus lugares e regressam à velha casa onde foram criados e viveram a maior parte de suas vidas, onde guardam ainda os seus segredos.

O regresso à casa da infância os leva de volta ao passado e às suas histórias, muitas delas segredos inconfessáveis.

Cada personagem chamado ao encontro da mãe narra um livro. O primeiro é Luís Carlos, o primogênito, que levas suas lembranças até seu grande amor, Amanda. A personagem narradora conta ao leitor os detalhes dessa história de amor marcada por ciúmes, desilusões, medos, angústias, traições. A paixão que Luís sente por Amanda é desequilibrada. Ela, alegando que o ama, dá pouca importância para a relação, enquanto ele a vive intensamente, esquecendo-se de si mesmo. Nessa conturbada experiência amorosa, o jovem Luís vai aprendendo a sofrer e a se ilosar cada vez mais de todos, inclusive da família.

O segundo livro é narrado por Lorena, a segunda filha. Mãe de Alice, filha de pai desconhecido, Lorena mergulha em seu passado e revive as emoções de uma paixão proibida e solitária, nunca declarada. Envolta em segredos - fruto de seus medos e de seu orgulho - , ela se vê grávida e apaixonada, sem ter a mínima resposta de Maicon, seu melhor amigo, homem a quem ama temerosamente. Sem contar-lhe os seus sentimentos, ela o vê partindo para o Rio de Janeiro, ficando sozinha, tendo de criar a filha de um homem que ninguém sabe quem é. Ela cria sua filha e vai aprendendo aos poucos a viver, tentando apagar de sua memória o grande amor de sua vida.

O terceiro livro é narrado por Luciano, o terceiro filho. Quando jovem, ele se viu numa situação estranha para si mesmo: estava apaixonado pelo colega da escola. Sem compreender o que aquilo significava, ele se envolve aos poucos e inicia uma relação conturbada com Alexandre. Os dois vivem certo momentos de tranquilidades, mas a condição da relação deles os levam a romperem. Perturbado com a consequências de sua sexualidade, Luciano luta contra seus sentimentos homossexuais, investindo em momentos de solidão e em relações hétero, chegando a se casar com Janete, com quem tem um filho, que, por ironia do destino, parece sofrer dos mesmos males do pai.

Luana, a quarta filha, narra o último livro. Ainda jovem, ela se apaixona por Giovane, um homem bem mais velho que ela, mas que lhe parece o homem perfeito. E o é, até o momento em que ele lhe bate pela primeira vez. Presa por uma paixão cega, ela não consegue se desvincilhar desse homem, permitindo sofrer as mais humilhantes situações, sem que ninguém de sua família sequer perceba, vivendo em segredo a dor de um amor doente. Tudo piora quando ela descobre que está grávida dele, exatamente no momento em que estava disposta a deixá-lo.

Nesses quatro livros, o leitor tem diante de si relatos de vida, de pessoas que amam, odeiam, sofrem, riem, mas acima de tudo, vivem. Marcado por todos os sentimentos comuns aos seres humanos, esses personagens-narradores seguem sua vida aprendendo e muito mais ensinando, pois alguns de seus conflitos são comungados com conflitos que o leitor se não tem, conhece alguém que tem. Assim, tanto as personagens quanto o leitor, fazem um REGRESSO em seus lembranças, seus medos, suas alegrias, sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário